segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Já que é um sonho, que seja grande

Ter uma casa tão grande quanto os sonhos do time era uma das ambições do São Paulo. Em 1944 o time adquiriu o Canindé, que era mais usado para eventos sociais e treinos e o time não queria ficar restrito apenas ao Pacaembu (Estádio Municipal). Com tudo isso, o time começou a sonhar com um estádio particular. E não queriam apenas um modesto estádio, a ideia era fazer dele o maior estádio particular do planeta. A primeira tentativa de conseguir um terreno, aconteceu em 1951, quando o São Paulo tentou adquirir, juntamente com a prefeitura, a área que abrigava o Parque Ibirapuera, o que foi barrado por Jânio Quadros (vereador na época).

O presidente do clube, Cícero Pompeu de Toledo e um de seus diretores (Luis Aranha) começaram a correr atrás de um local para construir "sua casa" . Assessorados por um diretor jurídico da prefeitura,diretores e conselheiros do clube conseguiram uma audiência com o prefeito (Armando Pereira). E nesse dia, ficou resolvido que a parte da área do Jardim Leonor, no Morumbi,seria doada ao clube.A Imobiliária e Construtora Aricanduva doou dois lotes ao clube. Um de 99.873 metros quadrados (1952) e outro de 25.936 metros quadrados (1959) . E em 1965 o próprio clube comprou a parte final, com 29.852 metros quadrados.A construção levou nada mais,nada menos que 18 anos para ficar totalmente pronta.O estádio do Morumbi nasceu da seguinte frase "Já que é um sonho,que seja grande" e assim, ele foi.


A construção em alguns números :- 5 meses foram necessários nas terraplanagens e escavações.- O volume de concreto usado foi o equivalente a construção de 83 prédios de dez andares!
- 280 mil sacos de cimentos.- 50 mil toneladas de ferro.

O nome: Cícero Pompeu de Toledo era presidente do clube e lutou muito para conseguir o tão sonhado estádio. Ele morreu em 1959, por causa de problemas de saúde. E o nome, foi uma forma de homenagear o mesmo.
O apelido: O estádio é mais conhecido como "Morumbi", por causa de sua localização.Inauguração Oficial: No dia 25 de janeiro de 1970 (data que marca o aniversário da cidade de São Paulo) aconteceu a segunda e oficial inauguração do estádio.
O maior publico em uma partida do São Paulo Futebol Clube foi em 16 de novembro de 1980, quando o time venceu o rival Santos, por 1 a 0, em partida válida pelo campeonato Paulista. Estavam presentes 122.209 torcedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário