quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Copa São Paulo de Juniores - 2013 começa aqui

A Copa São Paulo de Futebol Júnior ou Copinha é o principal torneio da categoria Juniores no Brasil, sendo organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e que inclui clubes não só de São Paulo, mas de todo o país. Originalmente a competição era chamada de Taça São Paulo de Juniores sendo organizada pela Prefeitura de São Paulo, e não pela Federação Paulista. Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros decidiu não arcar com a Taça São Paulo, que não foi realizada naquele ano.



Ao longo dos anos até mesmo equipes estrangeiras como Boca Juniors e Peñarol já participaram, sendo o Corinthians o maior detentor de titulos (8) desde 1969. No passado recente, a Copa São Paulo era decidida sempre as 16h do feriado em 25 Janeiro, data de comemoração do aniversário da Cidade de São Paulo. Por questões politicas ela foi alterada e atualmente (eu não gosto) as decisões ocorrem geralmente de manhã, o que implica em pouco publico de uma forma geral, assim como cobrança de ingressos (no passado era gratis).

A história do São Paulo começa a ganhar destaque em 1981 quando o Tricolor chegou na final contra a Ponte Preta sendo derrotado no Pacaembu por 1x0 na final. Figuras como o lateral-esquerdo Nelsinho que anos depois seria campeão Paulista e Brasileiro pelo São Paulo, estavam presentes naquela partida. Em 1992 o Tricolor voltava a disputar novamente uma final, dessa vez contra o Vasco no Pacaembu (eu estava presente). O Vasco naquela tarde tinha Valdir Bigodinho que jogou no São Paulo nos anos 90 e após empate 1x1 o São Paulo foi derrotado nos penalties. Novamente em 1993, e um dos maiores publicos ja registrado no Pacaembu, para Corinthians x São Paulo final daquele ano, que foi um JOGAÇO com o São Paulo abrindo 2x0, o Corinthians buscando o empate duas vezes e no final com gol de Jameli (que depois não fez praticamente nada nos profissionais), o São Paulo venceu por 4x3 o rival conquistando a Copa São Paulo de Juniores pela primeira vez em sua história (novamente eu estava presente naquela tarde inesquecivel no Pacaembu com mais de 70 mil). No ano seguinte 1994, o São Paulo chega pela terceira vez seguida e de novo nos penalties perdeu para o Guarani de Campinas a final (Guarani que tinha Edilson e Luizão, que foi Tri campeão da Libertadores pelo Tricolor, já em fim de carreira).

O São Paulo só voltaria a se dar bem em uma Copa São Paulo no ano de 2000 com um time bem montado que contava com Julio Batista, Fabio Simplicio etc. Vitoria de virada no Pacaembu contra o Juventus por 2x1 (estavamos presente de novo lá, com mais de 70 mil Tricolores sem duvida), era o Segundo Titulo Tricolor na Copinha. No ano seguinte 2001 um grande jogo conta o Barueri 4x4 e derrota DE NOVO nos penalties (impressionante como o São Paulo da azar em decisões por penalties nessa Copinha). Em 2004 a vingança do rival Corinthians e novamente no Pacaembu (eu estava lá com um publico pifio diante de 93), Corinthians x São Paulo fizeram a final com 2x0 para o alvi-negro de Pq. São Jorge. Em 2007 (de novo eu estava lá rs), após um empate por 1x1, NOS MALDITOS PENALTIES deu Cruzeiro e o Sao Paulo de novo ficava com o vice, no Pacaembu.

Finalmente em 2010, após 3 grandes derrotas dolorosas, o São Paulo ganhava seu Terceiro Titulo da Copinha com uma bela campanha. A final foi contra o Santos no Pacaembu e 1x1 foi o resultado levando a decisão de novo para os????? Penalties! Dessa vez o Tricolorzinho não decpcionou e foi campeão!!!

Grandes nomes como Kaka, Pita, Julio Batista, Rogerio Ceni entre outros surgiram na Copa São Paulo e ao contrario do que é hoje (inchada e um bumba-meu-boi de empresários), a Copa São Paulo já foi muito charmosa, romantica e revelou muitos craques para o futebol brasileiro. Que seja assim para o Tricolor esse ano e quem sabe não pinta um Breno de novo, um Lucas e com o São Paulo sendo campeão fica melhor ainda. Esta dada a largada para o futebol em 2013 caros Tricolores Tri campeões do Mundo!

Atençao torcida Soberana de São Carlos no Interior do Estado, essa será a sede do São Paulo FC nessa primeira fase e fica a dica para sexta-feira, as 21 h da noite com União Rondonópolis x São Paulo na estreia do Tricolorzinho esse ano. Vamos matar as saudades daquela camisa que nos provoca paixão incontrolável! Até a proxima!

Saudaçoes a voce Torcedor Soberano do seu irmão de mesma fé Tricolor, Hernan Aldunate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário