quinta-feira, 2 de maio de 2013

Lúcio, a maturidade inexperiente.

Lucimar da Silva Ferreira,nascido em 8 de maio de 1978, conhecido mundialmente como Lúcio, é o nome do zagueiro pentacampeão mundial pela seleção brasileira em 2002.Jogador conhecido pelo seu vigor físico e pela sua postura no campo, que é rapidamente percebida por sua garra e perseverança em todas as jogadas; tal ilustração apresentada foi motivo de sua expulsão no jogo de hoje.
Com passagens por Internacional, Bayer Leverkusen, Bayern München, Internazionale e Juventus, hoje, o zagueiro que atua pelo São Paulo vem sido vítima de críticas por seu rendimento não corresponder ao alto investimento feito pela diretoria são paulina.Chegou no São Paulo com status de “xerife” da zaga, levou alguns jogos até retomar seu ritmo, e fazer valer tal apelido. Com falhas repetidas em alguns jogos e uma não concordância em alguns aspectos com a comissão técnica, vem trazendo para o atleta, um alto número de faltas e cartões, prejudicando a equipe do Morumbi em vários compromissos. 
Este farto repertório de entraves, trouxe para o dia de hoje mais um episódio, sua segunda expulsão na carreira, sendo as duas pelo São Paulo.Sendo zagueiro, a expulsão acaba sendo freqüente durante a carreira, coisa rara na carreira de Lúcio.Mesmo tendo uma enorme carga de jogos e títulos na carreira, ele joga temporada sua primeira Libertadores, que é bem diferente do ponto de vista emocional e psicológica da competição continental européia, a UEFA Champions League.
Na dia de hoje, em partida válida pelas oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores, o São Paulo fazia o primeiro jogo em casa, e precisava de um bom resultado para o jogo da volta contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte. Logo no apito inicial , o São Paulo já tomou conta do meio de campo, e se tornou senhor do jogo, construindo várias chances de gol, até que aos 8 minutos, Jadson abriu o placar.São Paulo continuou com a mesma postura em jogo, só que aos 35 do primeiro tempo, Lúcio foi dividir uma bola com o Bernard e chegou muito atrasado, que ocasionou o segundo amarelo e a expulsão do zagueiro. Com isso o São Paulo precisou recuar e com isso ainda no primeiro tempo, o Atlético conseguiu o empate. No segundo tempo o jogo seguiu da mesma maneira, Atlético tocando a bola e o São Paulo correndo atrás, e no meio da segunda etapa o galo conseguiu o segundo gol. O jogo acabou em 2 a 1 para o Atlético, dando uma enorme vantagem para o jogo da volta no estádio Independência.
A derrota no jogo de hoje, claramente foi ocasionada pela ridícula expulsão dele; antes de sua expulsão o domínio sobre o adversário era claro e esmagador, depois do ocorrido, a partida mudou totalmente e a situação do São Paulo é muito difícil de ser revertida. 
Com a expulsão de Lúcio, grande parte da torcida tricolor esta no mesmo pensamento, com a total responsabilidade da derrota em cima de sua pífia atuação, coisa que na época da contratação não era imaginada, pois um jogador com tanta maturidade, por idade e competições, sucumbiu a inexperiência em competições Sul-americanas, errando em pequenos detalhes que gerou sua expulsão e má atuação. Sua idade avançada pode ser o principal fator de seus erros consecutivos e a completa desconfiança da torcida são paulina; gerando assim nela, o pedido de Rhodolfo na zaga e a aposentadoria do zagueiro pentacampeão mundial. Sendo a idade ou não o principal fator para as más atuações do atleta, sua completa amostra de intranqüilidade e aparente inexperiência vem trazendo para ele uma negação e repudio total da parte da torcida, não correspondendo ao investimento feito. 

Isto é mais um desabafo do que um texto jornalístico, mas contendo fatos e estatísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário