domingo, 3 de março de 2013

Penapolense 0 x 2 São Paulo


Campeonato Paulista: Vontade de ser campeão ou rodagem de jogadores?

Não há muito que dizer sobre o jogo de hoje. Criticar a entrada de João Felipe quando temos um lateral de ofício no banco? Alguém da base que poderia aproveitar o campeonato paulista para ganhar experiência? Não sei.
Talvez, o João Felipe treine muito melhor, somente acompanhando o cotidiano do clube para ter certeza. Particularmente, não sigo a maioria da torcida no quesito Lucas Farias. Não vi todos os jogos da Copinha, tampouco do campeonato brasileiro sub-20. Contudo, nos jogos que vi, ele foi apenas um jogador comum.
Rodrigo Caio, João Schmidt? Provavelmente, cumpriram o que foi pedido. Wallysson entrou bem. Ainda está voltando, tem muito a mostrar, mas demonstra que pretende brigar por uma vaga no time titular com Aloísio e Cañete. Fabrício também foi bem, mormente no primeiro tempo, embora a pressão que sofremos, notaram a marcação realizada muito mais a frente na saída de bola? Isso é a confiança, ausência de receio de tomar uma bola nas costas durante a recomposição ou se há o receio, arrisca-se por um desarme mais a frente. Sua titularidade é questão de tempo.
Ganso ainda tem muito que mostrar. Para muitos, um maestro que não precisa se esforçar ou correr, pois faz a bola correr. Acho que poderia contribuir muito mais, principalmente taticamente. Não acho que apresentou um futebol digno de pugnar pela titularidade.
Para mim, o ponto alto do jogo de hoje foi Carleto. Repararam no lançamento de 40 metros para o cañete na ponta esquerda no início do primeiro tempo? Cortez não tem condição de fazer isso, é outra característica. Repararam no lançamento para o Ganso entre os jogadores também no início do primeiro tempo? Repararam no pique que ele deu para recompor a zaga aos 37 minutos do segundo tempo, sendo que havia apenas um atacante do Penapolense entre os zagueiros? É o tipo de ato que retira um pedaço da responsabilidade do volante. Essa disposição demonstra que Cortez está merecendo sim o banco. Para que reflita e quem sabe possa voltar a ser aquele Cortez que compramos.
Por fim, ressalte-se que, com esse regulamento no campeonato paulista, a primeira colocação com dois pontos à frente do segundo colocado e com um jogo a menos, não é tão impactante, porquanto as finais realmente serão o peso da balança. Temos realmente que colocar todos os jogadores para jogar, dar ritmo de jogo, contudo, nas finais, jogarmos para vencer, pois é sim um campeonato e ser campeão ainda que do malfadado “paulistinha” é importante para qualquer time.

Ps: Vocês concordam com a declaração do Ganso no fim do jogo de que já está com um bom ritmo de jogo?
Ps²: Carleto está merecendo uma chance no time titular ou o Cortez que está merecendo uma chance no banco de reservas?

Saudações Tricolores!!

sexta-feira, 1 de março de 2013

Rumo ao TETRA


O São Paulo desta quinta-feira ainda não está pronto. Longe disso!
Ao contrário do que li por aí durante este início de ano, neste momento, não acredito que o Ney Franco ainda esteja procurando a formação ideal. Mas, que ele já tenha sim em mente o time ideal para cada jogo e para o que o jogo necessita, também, dependendo da forma do outro time atuar.
Se for provável que o time adversário jogue na retranca, o time trabalhará no esquema 4-3-3. Aloísio saiu na frente para ser titular neste esquema. Merecido. Joga sempre com muita disposição e garra. Demonstra está apto a realizar o que o técnico pede. É claro que não é craque e não fará lances geniais, com rara exceção. Entretanto, lembra a garra do Leandro de 2005. Porém, é muito mais agudo e avançado, certamente, por opção do Ney.
A entrada do Cañete também é uma excelente opção, um estilo diferente de jogo, contudo, ainda não merece a titularidade, como o Aloísio já merece.
Tolói foi impecável. Quem reparou no passe de 40 metros, de primeira, após passe do Douglas, no pé do Osvaldo na outra ponta? Duas recuperações cruciais no primeiro tempo. Particularmente, neste final de jogo não tive aquele medo habitual da bola área. O comentarista criticou com veemência a defesa do São Paulo, mormente no primeiro tempo, contudo, para mim, o problema foram os volantes.
O São Paulino costuma gostar muito do Denilson. Credita garra e bom passe. Não vejo este Denilson. Quem reparou nos 2 passes que ele deu ao Wellington, que estava cercado por 3 marcadores, entre os minutos 23 a 27 do 1º tempo? Parece má-fé. Um colega de trabalho não pode fazer isso. Faz parecer que ele quisesse que o Wellington perdesse a bola. As pessoas não costumam prestar atenção no lance anterior. Se o Wellington perde a bola seria 5 contra 3 e todos creditariam o erro ao Wellington. Faz parecer que quer prejudicar o colega para que seja o Wellington a perder a vaga para o Fabrício. A titularidade de Fabrício é questão de tempo. A cobrança já está ocorrendo e o Ney também dá indícios disso. Não vou nem mencionar o passe que ele deu para o lateral boliviano na entrada da área. Que bom que Wellington ainda fez alguns desarmes no campo de defesa, contudo, precisamos desses desarmes no campo de ataque.
Cortez está precisando de um banco para voltar a ser aquele contratado. Lateral que não faz uma jogada de linha de fundo e quando faz, aparentemente, fá-lo torcendo para que a bola bata no marcador para que ele possa retornar ao seu posicionamento tranquilamente e não comprometer o sistema defensivo.
Noutro diapasão, o Ganso entrou muito bem. Povôou o meio de campo e assim deixou o Jadson mais livre, melhorando o futebol do camisa dez, que passou a receber a bola entre a zaga e os volantes. Contudo, estávamos jogando no sistema totalmente atípico, correndo muitos riscos. Sistema esse que será impossível de implantar contra um Atlético Mineiro. Precisamos sim de volante que dê esse passe, volante mais voluntarioso, que apareça de surpresa, bem como faça desarmes mais avançados. Pode ser que Wellington e Fabrício permitam essa marcação mais avançada, essa ultrapassagem, bem como um passe de maior qualidade proveniente deste setor do meio de campo.
Quem viu o jogo do Atlético Mineiro pode perceber a excelente fase de Leandro Donizete, muito desdenhado por nossa torcida, quem viu o Fluminense, pode ver o saudoso Jean, bem como quem viu o Corinthians, o malfadado Paulinho. Segundos volantes muito acima do que os nossos têm apresentado. Aliás, quem é nosso segundo volante? Esta troca constante de posição, não me permite atestar com certeza. Parece que se eximem dessa responsabilidade, que é sim do Denílson. Wellington voluntarioso como é, por muitas vezes, tenta fazer esta função.
Por fim, com essa vitória diante do The Strongest, o maior do mundo fecha a rodada em segundo lugar no grupo, chegando a vitória de número 79 na competição. A próxima partida será no Pacaembu, aonde chegaremos à 80ª vitória, bem como abriremos 3 pontos sobre o terceiro lugar.
Ps: Alguém conseguiu enxergar o jogo como a Fox Sports e eleger o Luis Fabiano como melhor do jogo? Para mim, só deu Cristiano Osvaldo em campo!!
Ps²: João Paulo de Jesus Lopes disse que o São Paulo foi horrível, péssimo, e que tem vergonha da vitória. Com essa história jogada por alguns membros da imprensa sobre troca entre Muricy e Ney Franco, será que a declaração do dirigente tem algum fim obscuro? O retrospecto do dirigente não é bom nesse sentido...

O que acharam do jogo?